Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Bate Papo do futebol francês

Historia do Futebol Francês


História

[editar]Tornando-se potência no futebol

Michel Platini foi um dos maiores jogadores da história e o principal jogador francês durante os anos 80.
A seleção francesa se tornou uma potência no futebol mundial a partir da década de 80, quando era comandada por Michel Platini, um dos melhores jogadores do mundo à época. Destacaram-se pelo vistoso futebol apresentado no título da Eurocopa de 1984, pelo 3° lugar na Copa do Mundo de 1986, além de um 4° lugar em 1982. Na década de 80, os franceses foram campeões também nos Jogos Olímpicos de 1984, vencendo o Brasil na grande final.
Zidane durante a Final da Copa do Mundo FIFA de 2006, onde os franceses foram derrotados pelaItália.
França e Argentina são as únicas duas seleções do mundo a conquistar a quádruple corona, vencedora da Copa do Mundo, dos Jogos Olímpicos, da Copa das Confederações, e da Eurocopa ou Copa América.
Mas os melhores anos dos Bleus viriam na década seguinte, em 90, histórica geração de Zinédine ZidaneThierry Henry e outros. Essa seleção jogou as semifinais do Euro 1996, e dois anos depois conquistaram a Copa do Mundo de 1998, realizada em território francês. Em 2000, venceram ainda a Eurocopa.
Nos Jogos da Francofonia, conquistou a medalha de ouro em1994[2] e obteve a medalha de prata em 2001.[3]
Apontada como favorita para no Mundial seguinte, realizado naCoreia e no Japão, a performance do time na Copa do Mundo de 2002 foi decepcionante, não ganhando um único jogo, nem marcando um gol sequer. Apesar disso ainda chegaram ao Eurocopa 2004 como favoritos, mas foram batidos nas quartas-de-final para Grécia que se tornaria a campeã. Também venceu o Campeonato Mundial de Futebol Sub-17 em 2001.

[editar]Atualmente

Nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, após ter ficado no 2° lugar de seu grupo, perdendo a vaga direta para a Sérvia, a França apenas conseguiu o seu lugar na repescagem, diante da Irlanda, com um gol polêmico, em que o atacante Thierry Henry conduziu a bola com a mão antes de fazer o passe para o seu companheiro de equipe, Gallas, que completou a jogada marcando o gol da classificação.
Na Copa do Mundo, porém, marcou apenas um ponto nos três jogos que disputou e foi eliminada na fase de grupos. Durante o fracasso na Copa, muitos problemas internos chegaram ao conhecimento público, como as brigas entre o atacante Nicolas Anelka (que viria a ser cortado ainda na disputa do certame) e o treinador Raymond Domenech,[4] e entre os meias Gourcuff e Ribéry,[5] fatos que, provavelmente, afetaram o desempenho do time em campo.
Após a má campanha da seleção nacional na África do Sul, parlamentares franceses se reuniram em 30 de junho para discutir este fraco desempenho. Integrantes da comissão técnica, incluindo o treinador Raymond Domenech, foram ouvidos a portas fechadas. Políticos presentes no encontro afirmaram que o técnico responsabilizou a imprensa pela campanha. Já o presidente da FIFAJoseph Blatter, disse que a França corre o risco de suspensão caso o governo do país decida intervir no futebol.[6]

[editar]Seleção Multicultural

Já nos suas primeiras décadas, havia nos Bleus jogadores considerados de origem não-"genuinamente" francesa, sendo filhos de imigrantes. Em contrapartida, há vários nascidos na França que preferiram defender a terra de seus pais ou avós.

[editar]Árabes

Se recentemente jogaram ou jogam os descendentes de argelinos Zinédine ZidaneKarim Benzema e Samir Nasri, a França já foi defendida por jogadores diretamente vindos da ex-colônia: Joseph Alcazar na Copa do Mundo de 1934Abdelkader ben Bouali na Copa do Mundo de 1938Abdelaziz ben Tifour na Copa do Mundo de 1954 e William Ayache na Copa do Mundo de 1986 são alguns exemplos; os três primeiros jogaram pela França em época em que ainda não havia a Seleção ArgelinaChristian Lopez, também nascido na Argélia, é filho de colonos de origem espanhola.
Outros jogadores com origem na África do Norte francesa são Hatem ben Arfa, de raízes tunisianasAndré-Pierre Gignac, de avós maternos argelinos e Abderrahmane Mahjoub, jogador também da Copa de 54 de origem marroquina, assim como Adil Rami. Também nascido no Marrocos, mas filho de colonos franceses, é o artilheiro Just Fontaine.

[editar]Negros

A Seleção Francesa foi também uma das primeiras europeias a recrutar um negro: o primeiro deles, Raoul Diagne, jogador da Copa do Mundo de 1938, veio da Guiana Francesa, mesma terra de nascimento de Florent Malouda, do elenco atual, atualmente composto em maioria por afrofranceses. Os dois primeiros a se destacarem de verdade na Seleção foram Marius Trésor (nascido em Guadalupe, de onde veio também Lilian Thuram) e Jean Tigana (nascido no Mali, de onde veem as ascendências dos xarás Alou e Lassana Diarra, e Moussa Sissoko).
Patrick Vieira e Patrice Evra nasceram no Senegal, de onde veem as origens de Bafétimbi GomisBacary SagnaAly Cissokho e Mamadou SakhoClaude Makélélé e Steve Mandanda vieram do antigo Zaire, atual República Democrática do Congo, de onde vêm as raízes deCharles N'Zogbia e Yann M'Vila. Com origens em Guadalupe, mas nascidos na França, são Thierry Henry (com raízes também emMartinica, assim como Jimmy BriandÉric Abidal e Nicolas Anelka e onde nasceu Gérard Janvion), Louis SahaSylvain WiltordMikaël SilvestreWilliam GallasGaël ClichyPascal Chimbonda e Bernard Diomède.
Djibril Cissé e Abou Diaby são filhos de imigrantes da Costa do Marfim, enquanto Sidney Govou e Rod Fanni possuem ascendência emBeninJean-Alain Boumsong é camaronês e Marcel Desailly, um ganense adotado por um diplomata francês. Florent Sinama-Pongolle,Dimitri Payet e Guillaume Hoarau vieram da ilha africana de Reunião, de onde vem as origens de Benoit Tremoulinas.
Também de pele escura, mas etnicamente polinésios, são Christian KarembeuFrédéric Piquionne (nascidos na Nova Caledônia), Pascal eMarama Vahirua (vindos da Polinésia Francesa). Vikash Dhorasoo, por sua vez, tem raízes em uma comunidade hindu das Ilhas Maurício.

[editar]Centro-europeus

Seus sobrenomes comumente são pronunciados "à francesa", normalmente com tonicidade na última sílaba. Ao sul, da ilha de Malta, vem as raízes do atacante Daniel Xuereb, figurante da Copa do Mundo de 1986.
Jogadores de origem germânica, nascidos na Alsácia-Lorena (região que pertenceu à Alemanha), já puderam ser encontrados. Foi o caso deÉtienne MattlerFritz KellerOscar HeissererErnest SchultzGérard HausserRaymond Kaelbel e Lucien Muller. Outros germânicos foramaustríacos naturalizados, Rodolphe Hiden e Auguste Jordan.
Julien Darui e Roger Courtois nasceram, respectivamente, em Luxemburgo e Suíça.

[editar]Europa Oriental

Desta parte do continente, os mais numerosos são os de origem polonesaRaymond Kopa (cujo sobrenome real era Kopaszewski) é o mais famoso de um grupo que inclui Ignace KowalczykThadée CisowskiÉdouard Kargu (sobrenome real Karguliewicz), Guillaume BieganskiLéon GlovackiMaryan WisnieskiRobert BudzynskiYannick Stopyra e Antoine SibierskiKazimir Hnatow, membro da Copa do Mundo de 1958, tem sangue ucraniano.
Jean Djorkaeff e Youri Djorkaeff, respectivamente pai e filho, são de origem calmuque (um dos povos da Rússia); Youri também tem ascendência armênia, juntamente com seu ex-colega Alain Boghossian.

[editar]Hispânicos e portugueses

Hispânicos também já figuraram pelos Bleus em torneios: Joseph GonzalesHéctor Cazenave (uruguaio), Héctor de Bourgoing (argentino),Christian LopezManuel AmorosJean CastanedaChristian Perez e os mais famosos, David Trézéguet (filho de um franco-argentino), Luis Fernández (este nascido na Espanha), Mathieu Valbuena (de ascendência espanhola) e Robert Pirès (de origens portuguesas, assim como também Kévin Gameiro).

[editar]Outros

Minorias étnicas tradicionais da própria França já foram representadas na Seleção, como os bascos Didier Deschamps e Bixente Lizarazu e os bretões Stéphane Guivarc'hYoann Gourcuff e Jérémy Menez.

[editar]


CREDITOS: AJUDA WIKEPEDIA